segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rede Saúde da Gestante apresenta resultados dos projetos

O encontro foi nesta sexta-feira. Criada em 2008, a Rede Saúde da Gestante é uma iniciativa de entidades pertencentes ao Sistema Fiep e Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna

Profissionais que participam da Rede Saúde da Gestante se reuniram nesta sexta-feira (18), em Curitiba, para apresentar os resultados de projetos desenvolvidos em prol da gestante paranaense. A Rede foi criada em novembro de 2008, como iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Movimento Nós Podemos Paraná, Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) e Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna.
"O Paraná é destaque no trabalho desenvolvido em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Entretanto, apesar dos avanços, o Objetivo 5 - redução da mortalidade materna - ainda está difícil de ser alcançado no tempo previsto", disse a coordenadora do Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago.
A Rede Saúde da Gestante atua no desenvolvimento de projetos que garantam a saúde da futura mãe. Uma das linhas de atuação é o parto humanizado. "Estamos trabalhando para conscientizar os pais e familiares da importância do acompanhamento no período pré e pós parto. Incentivamos que os pais participem do curso de gestantes", disse a enfermeira Lidia Rodrigues, do Hospital do Trabalhador, em Curitiba.
Trabalho semelhante está sendo desenvolvido pela empresa Risotolândia. "A cada três meses, realizamos encontros com as gestantes que são funcionárias, e também para as esposas grávidas e para a comunidade", disse Roseli de Fátima Ribas, assistente social da empresa.
Um das propostas do grupo que trabalha a questão de gestação de alto risco era trazer para Curitiba o curso ALSO (Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia), promovido pelo Ministério da Saúde. "A demanda surgiu na Rede, mas o Ministério se antecipou e trouxe o curso para Curitiba", disse a chefe da Divisão de Promoção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde, Patrícia Danielle Torres.
O principal objetivo do curso, segundo Luciana Borninoski, do Ministério da Saúde, é qualificar os profissionais de saúde nas práticas e técnicas de cuidado à gestante de alto risco. "Queremos que os profissionais revejam e reavaliem seu modo de trabalhar com vistas a diminuir a mortalidade materna e aumentar a humanização do parto", disse.
O curso será realizado em Curitiba neste sábado e domingo (19 e 20 de setembro). Participam 72 profissionais de saúde do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema Fiep é um dos apoiadores, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e secretarias municipais. Será no Cietep - Av. Comendador Franco, 1341. Informações pelos e-mails patriciamatile@sesa.pr.gov.br e mariahelenaviana@sesa.pr.gov.br.

Nenhum comentário: